Lesão do Manguito Rotador

 

Lesão do Manguito Rotador

Texto de Dr. Joel Murachovsky Contatos: 11-37391334 ou 11-32570763

Lesão do Manguito Rotador Causas, Sintomas e Tratamento

Os músculos que recobrem o úmero, assim chamados  manguito rotador , são quatro: supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor e subescapular. Os mais comumente lesados são: o supra e infra-espinhal. Estes músculos, juntamente com o músculo redondo menor, se inserem na tuberosidade maior do úmero, como um tendão, que tem, em média, 14 mm de espessura.  E o subescapular se insere no tuberculo menor e também pode romper.

Estes músculos são importantes para certos movimentos do ombro. Sua lesão leva a dor  no ombro e diminuição de força para elevar e rodar externamente o braço, além de causar dor a certos movimentos tais como:  abdução (movimentos de abrir o braço) e colocar o braço para trás como, por exemplo, para pegar um objeto no banco de trás do carro.

Uma lesão pode ser parcial ou completa e os sintomas, de uma maneira geral, serão relacionados ao tipo de lesão que o paciente apresenta.

As lesões parciais são mais, comumente, relacionadas ao esporte e trauma; ocorrem também em pacientes mais jovens, mas isto não significa que um paciente jovem não possa ter uma lesão completa destes músculos, ou que, um paciente mais velho não possa ter uma lesão parcial.

As lesões completas estão mais relacionadas a um processo degenerativo, uma evolução não satisfatória de uma síndrome de impacto do ombro e/ou trauma.

As lesões parciais são subdivididas pela profundidade que a lesão apresenta, comparada ao tendão normal e, grosseiramente, podemos dividi-las em lesões: menores ou maiores que 50% do total da espessura do tendão. Obviamente, como ortopedistas, procuramos analisar estas lesões um pouco mais detalhadamente, a fim de indicar o melhor tratamento para o paciente.

O paciente com lesão completa do manguito rotador como dito anteriormente, se queixa de dor no ombro acometido, podendo ainda se queixar de uma dor irradiada para o braço e não  incomum, a piora noturna. De uma maneira geral, há uma diminuição de força e piora da sintomatologia a certos movimentos, especialmente abrir o braço lateralmente.

No exame físico existem testes específicos que nos levam a suspeitar de uma lesão de manguito rotador. Radiografias são importantes para analisarmos a parte óssea e a ressonância magnética além de confirmar a lesão, mostra a sua extensão e qualidade do músculo lesado.

O tratamento depende do tipo de lesão que o paciente apresenta, da qualidade do músculo lesado, idade do paciente e suas expectativas.

De uma maneira geral, quando nos deparamos com uma lesão importante do manguito, o tratamento é cirúrgico e nós realizamos a reparação da lesão por artroscopia; cirúrgia realizada por pequenos pertuitos na pele de cerca de 1,5 cm onde é introduzida uma micro camera e pequenos instrumentos de sutura.  A artroscopia, sem sombra de dúvida, é a melhor indicação para reparar a lesão. Além disso, permite uma avaliação detalhada da articulação do ombro e tratar possíveis problemas  que lá possam existir.