Tendinite do Tríceps (tricipital)

Texto de Dr. Joel Murachovsky        Contatos: 11-37391334   ou    11-32570763

TENDINITE DO TRÍCEPS DO BRAÇO       Causas, Sintomas e Tratamento

 

Inserção do tríceps no Olécrano

 

A tendinite do tríceps causa dor na porção posterior do cotovelo. Essa dor pode ser leve e ocasional mas pode se tornar forte e limitar mesmo as atividades da vida diária do paciente, podendo inclusive limitar os movimentos do cotovelo e impedir o paciente de pegar qualquer peso.

A Principal causa para levar a inflamação e edema no tríceps é o sobre uso do cotovelo, sendo isso mais comum em esportistas e pessoas que executem uma função de movimentos repetitivos durante o trabalho, mas um trauma indireto sobre o cotovelo, geralmente uma queda, na qual se apóia a mão com extensão do cotovelo, pode levar a lesão parcial do tendão que sofre um processo inflamatório localizado.

Normalmente o paciente apresenta uma dor à palpação localizada na região posterior do cotovelo, mais comum próximo a inserção do tendão junto ao olécrano. Pode haver um edema local e geralmente a dor do paciente piora ao realizar uma resistência ao movimento de extensão do cotovelo. O paciente pode ainda reclamar de dor ao apoiar o cotovelo sobre regiões de superfície dura.

O exame de Raio- X pode mostrar a presença de um esporão na ponta do olecrano, isso ocorre por tração do tendão do tríceps junto a sua inserção e isso é um sinal indireto da inflamação do tendão. As vezes esse esporão é causa de dor localizada e causa dor quando o paciente apóia o cotovelo.

A Ressonância Magnética pode evidenciar a presença da inflamação do tendão do tríceps e sua gravidade, incluindo possíveis lesões parciais do tendão.

O tratamento de início deve ser conservador, baseado no repouso relativo do membro acometico, crioterapia, fisioterapia analgésica, exercícios de alongamento e, eventualmente uso de analgésicos e/ou anti-inflamatório. Devemos lembrar que existem diversas doenças sistêmicas que podem levar a inflamação do tríceps, tais como: dermatomiosite, polimiosite, cigarro e Esclerodermia e, dessa maneira, nesses casos, temos que tratar a doença de base, além da inflamação

O tratamento cirúrgico é indicado na falha do tratamento conservador  e depende da atividade do paciente, idade e suas condições clínicas.