Acromioplastia

 

Video educativo acromioplastia

texto de Dr. Joel Murachovsky   contatos: 11-32570763 ou 37391334

ACROMIOPLASTIA

A acromiplastia é a ressecção óssea da porção inferior, anterior e também lateral do acromio (o teto da articulação do ombro- uma das proeminências da escapula). Esse procedimento poderia ser realizado por via aberta, contudo, hoje em dia, procura-se realizar tal cirurgia por via artroscópica, pela vantagem de ter uma menor chance de infecção e não ter a necessidade de soltar o músculo deltóide de sua inserção no acrômio. Na acromioplastia o especialista em ombro, tem como rotina,  inspesionar a articulação no ombro, e realiza a bursectomia quando no espaço subacromial. Somente após isso e com uma boa visão de todo acrômio é que se realiza a acromioplastia. Particularmente, eu gosto de demarcar o limite posterior e o limite lateral da minha ressecção e após isso finalizo a ressecção óssea, tendo a certeza da retificação do acrômio,ou seja, de ter retirado todo o esporão existente nesse osso.

A indicação dessa cirurgia não é muito frequente quando isolada, sendo muito mais comum quando se associa a reparação do manguito rotador. A acromioplastia isolada é indicada para os casos de Bursite e Tendinite  do Ombro, causadas pela síndrome do impacto entre o tubérculo maior do úmero e o acrômio, que não apresentam melhora após 6 meses de fisioterapia, tendo a certeza desse paciente não apresentar uma discenesia escápulo-torácica. Nesses casos, é comum que o espaço entre o acrômio e o tendão do manguito rotador estaja diminuído (espaço subacromial) e o acrômio,  geralmente, é grosso, ou tem um formato curvo ou apresenta um esporão na sua superfície inferior. Com a acromioplastia aumenta-se esse espaço, facilitando a excurção dos tendões do manguito rotador e diminuíndo as chances de haver impacção entre o úmero e o acrômio.

O exame de Raio X no período pré-operatório é importante para se determinar o formato do acrômio e também para se ter certeza da fusão de todo esse osso (descartar Os Acromiale) e, deve-se descartar uma lesão do Manguito Rotador por meio de Ultra-som do Ombro ou Ressonância Magnética.

No pós-operatório o paciente fica de tipóia para diminuir a dor, além de receber medicações analgésicas e, inicia a fisioterapia no primeiro dia após a cirugia

Desde que bem indicado esse procedimento apresenta uma alta taxa de sucesso.