Artroplastia de cotovelo (Prótese)

 

Artrose de cotovelo
Prótese total de cotovelo

texto de Dr. Joel Murachovsky     Contatos: 11-37391334  ou 11-32570763

ARTROPLASTIA DE COTOVELO (PRÓTESE)

A Prótese de cotovelo é indicada para pacientes que apresentam uma dor no cotovelo que não melhora com fisioterapia e, é  relacionada a um desgaste da articulação do cotovelo, fazendo com que o paciente apresente uma perda significativa da mobilidade articular pelo desgaste e pela deformidade que ocorre nessa articulação. Também, certas  fraturas agudas que acometem a articulação do cotovelo podem ser de indicação para prótese, dependendo da idade do paciente e demanda do mesmo.  Esse desgaste articular ocorre mais comumente por uma artrite, sendo a mais comum a artrite reumatóide; por artrose, ou por sequela de fratura.

Embora existam diversos tipos e modelos de próteses de cotovelo, no Brasil só temos disponível a prótese de cotovelo total semi-constricta.

Para realização da prótese fazemos um corte grande na parte posterior do cotovelo. Realizamos pequenos cortes na  área desgastada do úmero e da ulna e, as substituímos por uma estrutura metálica que se unem por meio de um parafuso especial que simula uma nova articulação.  Durante a cirurgia deve-se tomar cuidado para não causar uma lesão neurólogica, já que nervos importantes passam muito perto das estruturas abordadas nessa cirurgia

O pós-operatório é um pouco doloroso e o paciente deve usar uma tipóia que ajuda a diminuir essa dor. O paciente inicia a fisioterapia assim que o dreno de aspiração é retirado de dentro da articulação do cotovelo, geralmente, no segundo dia após a cirurgia.