Ressecção do terço Distal da Clavícula (Munford)

texto de Dr. Joel Murachovsky    Contatos: 11-37391334 ou 11-32570763

RESSECÇÃO DO TERÇO DISTAL DA  CLAVÍCULA

A Clavícula é o osso da frente do ombro e na sua porção mais lateral ela se articula com o Acrômio, que é uma das proeminências da Escápula e, é o teto da articulação do ombro no espaço subacromial. O nome dessa articulação é articulação Acrômio-Clavicular. Devido ao sobre- uso dos tendões do ombro, ocorre a sobrecarga dessa articulação e isso pode levar a irritação local e, consequentemente a dor no ombro. Com o tempo pode ocorrer um desgaste da articulação Acrômio-Clavicular o que também causa dor no ombro pelo contato de osso com osso.

Artrose Acrômio-Clavicular
Artrose Acrômio-Clavicular

Clinicamente o paciente se queixa de dor à palpação desse local e dor no ombro ao trazer o braço junto ao corpo e, a cirurgia só é indicada  na falha do tratamento não cirúrgico que se baseia no uso de medicações analgésicas, gelo local, fisioterapia e, eventualmente, infiltração dessa articulação. O tratamento não cirúrgico deve ser tentado por um período de 6 meses e caso não se obtenha resultados satisfatórios, a cirurgia é indicada.

Hoje em dia o prodecimento de Munford, que é a ressecção do terço distal da Clavícula é realizado por meio da artroscopia e o objetivo é ressecar 1 cm lateral da Clavícula, dessa maneira impedindo o impacto entre a Clavícula e o Acrômio, aliviando a dor do paciente.

O resultado dessa cirurgia é muito bom

e a recuperação do paciente é rápida. Contudo, na grande maioria das vezes, a dor na articulação Acrômio-Clavicular, está associada a uma lesão do Manguito Rotador e, nesses casos, o pós-operatório segue a rotida da reparação desses tendões.