Reabilitação na Síndrome do Impacto

texto de Dr. Joel Murachovsky      Contatos:  11-37391334  ou  11-32570763

REABILITAÇÃO NA SÍNDROME DO IMPACTO DO OMBRO

A Síndrome do Impacto do ombro é uma causa comum de dor no ombro devido a bursite e tendinite que ocorrem no espaço subacromial e, a fisioterapia faz parte do tratamento dessa doença que acomete o ombro.

É importante descartar que a causa da Síndrome do Impacto seja uma discenesia escápul0-torácica, pois caso seja a causa é necessário realizar a reabilitação da discenesia concomitante ao tratamento da Síndrome do Impacto.

Na fisioterapia, indicamos, de início, a eletroterapia, associada a exercícios isométricos para os rotadores do ombro. Em casa indicamos para o paciente realizar a crioterapia, pelo menos 4 vezes por dia. Conforme o paciente vai apresentando uma melhora significativa da dor, iniciamos o trabalho de fortalecimento  isotônico dos rotadores do ombro. Esse fortalecimento pode ser realizado com elásticos de diferentes resistências e, conforme a força do paciente vai aumentando vamos colocando maior resistência para realização dos exercícios. O uso de pesos também pode ser indicado. A idéia com o fortalecimento dos rotadores do ombro é fazer com que o manguito potencialize sua função de abaixar a cabeça do úmero e mantê-la junto da glenóide, dessa maneira, diminuindo a chances do úmero impactar com o acrômio.